ACESSE O SEU CONDOMÍNIO

GARAGEM NO CONDOMÍNIO ESTÁ ENTRE PRINCIPAIS PROBLEMAS

Você sabe quais são as regras de uso da sua garagem no condomínio? Você sabe o que diz a convenção sobre o uso da garagem?

Nos trataremos desse assunto porque sabemos que a garagem no condomínio causa diversos problemas e discussões em condomínios residenciais, são as garagens. [Saiba também: funções do síndico]

Garagem no condomínio

Principalmente em condomínios prediais, onde o número de garagens por unidade costuma ser limitado, existem:

– Problemas com veículos fora das vagas;

– Número de carros por apartamento;

– Armazenamento de bicicletas e patinetes elétricos de forma inadequada;

Entre outras situações envolvendo garagens, são temas que causam discussões e que são o palco de problemas de convivência no condomínio

Em alguns condomínios, as vagas de garagem são rotativas, e os moradores podem parar onde quiserem, conforme chegarem.

Enquanto isso, em outros, as vagas são fixas, cada apartamento tem a sua própria, e nesse caso, as reclamações são por moradores que ficaram com vagas melhores. Mas outros que ficaram com vagas mais expostas ao sol ou chuva, ou mais distante da sua unidade. O fato é que, sempre haverá alguma reclamação, mas tudo sempre pode ser resolvido.  

Garagem e assembleias

Todo condomínio possui a sua convenção e as suas regras, e quando os moradores não estão de acordo com algo, podem levar esses assuntos até as assembleias.

Onde tudo pode ser discutido e votado, buscando sempre um bom senso e melhorias para todos, sem expor vizinhos e moradores. Na convenção do condomínio, as regras precisam estar sempre explícitas, dizendo o que pode e o que não pode dentro das vagas delimitadas.

Um exemplo, é o armazenamento de veículos não motorizados dentro do perímetro de vaga, como bicicletas e patinetes, cabe a convenção do condomínio, de acordo com o espaço, definir a proibição ou a liberação, e cabe aos condôminos acatar às regras, evitando problemas.

Em alguns locais, as vagas são maiores, e é permitido estacionar um carro e uma moto, por exemplo, mas não é permitido estacionar veículos como bicicletas, pois podem atrapalhar outros veículos ou podem não estar seguros naquele local.

Alguns condomínios contam com vagas separadas para motos, carros e bicicletas, e isso torna a questão da garagem mais organizada e com menos problemas e infrações.  

 No próprio estado de São Paulo, já vimos casos de proprietários de apartamentos, que usam a residência apenas em férias e feriados, e muitas vezes, quando chegam no local, percebem que sua vaga está sendo usada por outro morador para colocar um segundo veículo. Problemas como esse ocorrem em diversas regiões de SP, desde as regiões metropolitanas, como Guarulhos, e principalmente nas regiões litorâneas, e cabe ao síndico intervir na situação de forma equilibrada, fazendo com que as regras sejam claras e cumpridas.  

 O importante, nesses casos, é que todos os condôminos estejam sempre atentos a convenção do condomínio, e, ao verem uma situação que fere as regras do local, não queiram resolver por conta própria, mas sempre levem a reclamação ao síndico, que foi elegido justamente para lidar com situações desse tipo.

Essas reclamações podem ser por escrito, registrando que houve uma infração no local, e o síndico, com base no conhecimento das regras residenciais, deve tomar as atitudes cabíveis, como notificações, pedidos por escrito, e, dependendo da situação, até mesmo multa, evitando que a situação se repita e que haja um problema de convivência entre os residentes.   

Dúvidas no tema? entre em contato conosco, clique aqui.

LSC Guarulhos

Av. Salgado Filho, 1549
Conj 12 e 13 - Jd. Maia
Guarulhos - SP

LSC São Paulo

Rua Vergueiro, 2087 -
1° andar - Cj. 101 - Vila Mariana
São Paulo - SP
Fone: (11)2475-3150

Contate-nos


LSC ADMINISTRADORA DE CONDOMÍNIOS - Copyright 2020 - Todos os direitos reservados