ACESSE O SEU CONDOMÍNIO

Drogas e cigarros no condomínio: como proceder nesses casos?

Todos os dias ouvimos falar do consumo de drogas, problemas com cigarros no condomínio. Mas sabia que existem questões mais sérias em alguns casos, como por exemplo: o tráfico de drogas.

Esses problemas nem sempre estão distantes, muitas vezes eles estão dentro do nosso próprio condomínio, algumas vezes em menor escala, como os cigarros nos condomínios. E algumas vezes em maior escala.

É comum ouvir queixas de moradores de condomínios, especialmente de condomínios prediais, em que os mesmos sentem cheiros de drogas, odor excessivo de cigarros, e até comportamentos de vizinhos, que dão a entender que os mesmos estão sob efeitos de entorpecentes.

CIGARROS NO CONDOMÍNIO

A questão é preocupante, pois, no primeiro momento, não se sabe se há uma questão de tráfico de drogas e algum crime que precisa de ação policial, ou de um dependente químico, que precisa de ajuda para sair da situação.

O fato é que, muitos moradores se incomodam, principalmente com o cheiro de drogas lícitas como o cigarro, o charuto e afins, ou com o odor de drogas ilícitas, como a maconha.

COMO PROCEDER NESSES CASOS?

Como abordar o tema, sem correr o risco, até mesmo, de ser processado por acusar alguém de algo? Nesses momentos, é necessário agir com muita calma e sensatez. Mas sempre acione o síndico.

SÍNDICO DEVE SER ACIONADO

O síndico pode e deve ser acionado em casos que já passaram do nível aceitável, e ele deve ter uma postura também sensata. No primeiro momento, o síndico pode criar uma carta de advertência.

Nessa advertência o sindico, deve falar ao morador que foram notados comportamentos e uso de substâncias fumígenas, e que alguns vizinhos fizeram algumas reclamações, por isso, ele deve ficar atento ao comportamento.

Isso faz com que aquele morador perceba, justamente, que a sua atitude está sendo percebida por outros moradores, ele se conscientiza e o síndico não precisa acusá-lo de algo do qual outros não tem tanta certeza.

Em muitas situações, o usuário de cigarro ou outra droga, já se acostumou com o odor e não notou que está incomodando outras pessoas.  

TRÁFICO DE DROGAS

No caso de algo mais grave, como indícios de tráfico, o síndico precisa ter muita certeza antes de levar o caso até às autoridades. Sabemos que não é sob qualquer reclamação, mas realmente com base em provas, que o síndico pode fazer uma denúncia da situação.

Exposições públicas dos vizinhos e até citação de nomes em assembleias também estão fora de cogitação. Esse tipo de atitude, além de causar discórdia, pode acarretar em processos.  

Em casos de crianças ou adolescentes com esse comportamento, o síndico responsável deve coletar imagens, de preferência oriundas das próprias câmeras de segurança do condomínio, e mostra-lás somente para os pais ou responsáveis, evitando a todo custo uma exposição.  

Em condomínios com grandes áreas comuns, que são possíveis locais de fumo, é necessário cuidado redobrado, como câmeras e rondas de seguranças, para evitar que atitudes ilícitas sejam realizadas no ambiente residencial.  

É necessário sempre muito equilíbrio e sensatez por parte dos moradores e do síndico, na hora de lidar com circunstâncias como essas, para evitar constrangimentos, discórdias, violência e processos, o que não é bom para nenhuma parte envolvida na situação.

Por isso, também, na hora de votações para eleger um síndico, é necessário que seja escolhida uma pessoa imparcial, e que seja capaz de lidar com assuntos difíceis sem se exaltar, ou sem tomar atitudes precipitadas.

Em Guarulhos, por exemplo, existem diversas administradoras de condomínios, que podem ajudar em diversos assuntos e questões da rotina do ambiente residencial.  

Se você tiver alguma dúvida sobre o tema, entre contato: clique aqui.

LSC Guarulhos

Av. Salgado Filho, 1549
Conj 12 e 13 - Jd. Maia
Guarulhos - SP

LSC São Paulo

Rua Vergueiro, 2087 -
1° andar - Cj. 101 - Vila Mariana
São Paulo - SP
Fone: (11)2475-3150

Contate-nos


LSC ADMINISTRADORA DE CONDOMÍNIOS - Copyright 2020 - Todos os direitos reservados